Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62288 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Homenagem ao Dr Rocha Moreira (meu pai) -- 09/01/2000 - 21:47 (Vânia Moreira Diniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


http://www.terravista.pt/FerNoronha/5843

vaniamdiniz@zaz.com.br





HOMENAGEM AO DR. ROCHA MOREIRA (Meu pai)



Lembro-me como se fosse hoje. Elegante no seu terno perfeito, magro, os olhos azuis a brilharem intensamente debaixo dos óculos de grau e no entanto perfeito para seu rosto, lá estava ele, no palco do Colégio Sacré-Coeur de Marie, aquele imenso auditório, que conheci sempre, desde os meus tempos de primário.

Fazia uma homenagem à inauguração da Associação de Pais e Mestres, cujo presidente era ele.

Recordo-me de seu timbre de voz bonito e grave, da vibração que tomava conta dele, todas as vezes que discursava e da propriedade eloqüente com que se dirigia aos ouvintes.

Hoje, passados tantos anos, lamento não ter gravado cada palavra que era dita, para que pudesse curti-las com idade suficiente para compreender a grandeza, integridade e inteligência que costumava esparzir em alto grau, nesses momentos inesquecíveis.

Sexta-feira, dia 11.08.89 comemorar-se-á a sala de homenagem dos Presidentes dessa associação no Colégio Sacré-Coeur de Marie, no Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro. O primeiro a lançar a pedra fundamental de tão ilustre organização, o primeiro à dedicar-se a esse trabalho de cultura e dedicação, o primeiro a compreender o valor que estava inserido nessa batalha de transmitir ensinamentos aos jovens.

Entretanto ele não fazia isso porque tivesse tempo livre. Pelo contrário, tirava momentos de seu trabalho de advogado militante onde todas as horas do dia eram poucas para os inúmeros clientes que procuravam o seu escritório. E isso sem falar de sua atividade no Ministério da Fazenda onde exercia o cargo de procurador.

É esse homem que será homenageado 6a feira, dia 11 no Rio de Janeiro.

E é por isso que hoje faço na minha lembrança uma homenagem especial e carinhosa ao brilhante advogado. E isso porque antes de tudo, ele era meu pai, uma pessoa portadora de qualidades e defeitos, que com inteligência primorosa e generosidade jamais negadas, ensinou-me que temos que ser fortes diante de todas as coisas e ter uma fé inabalável em Deus.

Recordo-me do modo firme, como depois de uma leitura fazia-me passar para o papel o que tinha lido, ensinando-me assim o hábito da interpretação. Isso entre outros mil ensinamentos que favorecem hoje a minha vida.

Esse homem merece ser homenageado. Merece ser lembrado. Merece ter sido querido e admirado porque não foram raras as vezes, em que eu o vi, já tarde, debruçado sobre seu trabalho de advogado ou ajudando as muitas pessoas que se aproximavam dele e desinteressadamente.

Esse homem é meu pai e só lamento, não ter ficado mais tempo junto dele, tê-lo entendido melhor, ou procurado acercar-me de sua figura brilhante, mais vezes do que fiz.

Só lamento que ele não esteja agora aqui, para receber tão justas homenagens.

Mesmo assim de onde estiver, sei que sua vibração será intensa e já não olharemos para seus olhos azuis, tão azuis e tão expressivos, mas sentiremos a sua força e o seu amor que não podem nunca deixar de nos acompanhar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui